Bug Box

Qualidade e Testes de software

Testes de Software: Importância

O comportamento de maneira inesperada do software pode causar danos e perdas a empresas. Conforme mencionado por Müller et al (2007) estas perdas e danos podem ser financeiros, de reputação, tempo e até mesmo colocar em risco a integridade física das pessoas envolvidas no processo ao qual ele faz parte.

Testar um software é extremamente importante, pois desta maneira podemos reduzir os riscos de uma falha ocorrer no ambiente de produção, bem como os custos caso esta falha ocorra. Conforme mencionado anteriormente, falhas de software podem ocasionar perdas tangíveis e intangíveis para uma organização.

A execução de testes de software não é uma atividade trivial e exige habilidade e conhecimento do profissional responsável por ela. A existência de técnicas e metodologias voltadas para esta atividade visam aumentar a produtividade, bem como sua eficiência e eficácia.

Caso sejam encontrados um número inferior de defeitos durante a execução dos testes, isso pode representar a nossa confiança na qualidade destes software, bem como quando estes defeitos são encontrados e corrigidos antes que o software entre no ambiente de produção.

REFERÊNCIA

MÜLLER, Thomas et al. Base de conhecimento para Certificação em Teste: Foundation Level Syllabus. Comissão Internacional para Qualificação de Teste de Software, 2007. 77p.

COMMENTS

1 Comentário(s)

  1. TesteSoftware

    julho 26th, 2011 03:55 PM

    Já li todos os post do blog e estão ótimos.
    Parabéns pela inciativa!!!

    Adicionei seu blog na Lista de Links do http://testesoftware.wordpress.com

    Abraços!

Deixe um comentário!


oito − 1 =