Bug Box

Qualidade e Testes de software

O que é “Teste de Software”?

No processo de desenvolvimento de um software, a equipe está exposta a inúmeras situações, onde dentre elas, é possível citar:

• Ambiente de trabalho;
• Ferramentas utilizadas;
• Complexidade de código;
• Tamanho do projeto;
• Prazo de entrega;
• Pressão exercida sobre os membros da equipe.

Estas situações podem causar erros (enganos) humanos, que deixam defeitos no código. Caso os trechos de código que contenham estes defeitos venham a ser executados durante a utilização do software, este defeito poderá alterar o comportamento do sistema, fazendo com que o software se comporte de maneira distinta da esperada, o que caracterizará uma falha. Neste contexto, os testes de software podem ser definidos como:

Processo que consiste em todas as atividades do ciclo de vida, tanto estáticas quanto dinâmicas, voltadas para o planejamento, preparação e avaliação de produtos de software e produtos de trabalho relacionados a fim de determinar se elas satisfazem os requisitos especificados e demonstrar que estão aptas para sua finalidade e para a detecção de defeitos. (VEENENDAAL, 2007, p.8).

REFERÊNCIAS

VEENENDAAL, Erik et al. Glossário padrão de termos utilizados em Teste de Software. Versão 1.3br. Glossary Working Party, 2007. 55p.

BASTOS, Anderson et al. Base de conhecimento em teste de software. 2ª Ed. Niterói. Martins Fontes, 2007. 263p.

COMMENTS

Não há comentários postados ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário!


+ seis = 13