Bug Box

Qualidade e Testes de software

Archive for the ‘Aprender’ Category

Usando o Redmine + Impasse para Garantia da Qualidade

 

O propósito do processo Garantia da Qualidade é assegurar que os produtos de trabalho e a execução dos processos estão em conformidade com os planos e recursos predefinidos.

SOFTEX, 2001, p37.

 

Neste contexto, identifica-se a necessidade de ferramental para o controle deste processo. Pensemos então, no seguinte cenário: a realização da gestão de testes, defeitos, projeto (tarefas), cronogramas, base de conhecimento, além do nosso tema principal QA em uma só ferramenta!

Este Post nasceu de uma necessidade de realizar este controle integrado, e também, com base em uma proposta do Camilo Ribeiro no post Usando TestLink para Garantia de Qualidade.

 

3º Simpósio de Gestão, Tecnologia e Inovação.

A UNA – Campus Barreiro realizou neste dia 03/10/2012, o 3º Simpósio de Gestão, Tecnologia e Inovação. Nela, ministrei a palestra “Introdução ao teste de software”. Segue o material utilizado:

Pessoalmente, gostei muito do evento! Foi muito bem organizado, e os alunos demonstraram interesse pelos temas abordados.

Obrigada a todos que participaram!

Simulado Online: CTFL – BSTQB 5

Testes exploratórios – Parte 1

Ao pesquisar por “Testes exploratórios”, encontramos vária definições que de certa forma, convergem em uma só:

Teste exploratório (Exploratory testing): Técnica de modelagem de teste informal na qual o testador controla ativamente a modelagem dos testes enquanto estes são executados, e utiliza a informação obtida durante o teste para modelar testes novos e melhorados.

(VEENENDAAL, Erik et al. p.66)

Portanto, quando executamos testes exploratórios, estamos criando e executando ao mesmo tempo um teste. Todos que já estiveram no papel de testador, mesmo que inconscientemente, realizou testes exploratórios em algum momento! Geralmente é realizado de maneira tácita ou informal, e de acordo com James Back “poucas pessoas estudam essa abordagem e ela não é muito respeitada na nossa área. Já está na hora de revertermos isso e reconhecermos publicamente a abordagem exploratória pelo o que ela é: pensamento científico em tempo real.”

 

Simulado Online: CTFL – BSTQB 4

Simulado Online: CTFL – BSTQB 3


Simulado Online: CTFL – BSTQB 2


Simulado Online: CTFL – BSTQB 1

 

A prova para certificação CTFL está chegando!
Para quem fez a inscrição e  está se preparando, uma boa notícia:  no Bug Box serão disponibilizados simulados, para auxiliar nos estudos para a prova, e este já é o primeiro! Também estou estudando para a prova, portanto, caso queiram discutir alguma questão, podem deixar comentários!
Bons estudos!